6 de out. de 2010

AINDA EM BEIJING - INDO ÀS COMPRAS 2

Eu disse que, em se tratando de Beijing, o tema COMPRA era extenso, e que precisaríamos de mais de um post, não disse?

Pois então, hoje falaremos de 3 dos mercados mais famosos desta cidade chinesa...

MERCADO DE ANTIGUIDADES DE PANJIAYUAN - É super recomendado que incluamos este em nossa lista de lugares para compras em Beijing. Famoso por vender antiguidades e artigos usados, o mercado Panjiayuan tem também tudo o que se pode imaginar em termos de presentes e souvenirs. Bolsas, livros, moedas antigas, roupas e bordados tradicionais, tapetes, vasos, baús, jóias, ilustrações, papéis caligrafados e quinquilharias kisch da Revolução podem com certeza ser encontrados aqui – e isso não é nem a metade. Agora, se vc realmente estiver interessado em antiguidades, SAB e DOM cedinho é o horário ideal para você garimpar achados. O Panjiayuan fica aberto de 2ª a 6ª, 8h30-18h; sáb. e dom., 16h30-18h. Por aqui, dizem que a aceitação de cartões de crédito não é unanimidade e nem todos os vendedores falam inglês, ou seja, ajuda muito se vc levar algum dinheiro em espécie e também aprender os números em chinês - ou então, usar um bloquinho para rabiscar seus 'lances' a medida em que vc for barganhando.


MERCADO DE PÉROLAS (Hongqiao) - Outro mercado top de Beijing é o Mercado de Pérolas, que fica bem pertinho do Tempo do Céu. Aliás, isso pode não contar muito a nosso favor, pois faz com que ele fique sempre lotado e também que tenhamos que praticar muito mais nossa habilidade com a pechincha. Seu prédio é enorme e muito mais opulento que os dos outros mercados, com andares cheios de lojinhas que vendem desde peixe, passando por roupas, sapatos, binóculos, eletrônicos e, claro, pérolas. Os melhores produtos e também a melhor vista do Templo do Céu encontram-se nos andares mais altos. Hongqiao fica em Tiantan Dong Lu, Chongwen, Sul. Não tem acesso por metrô, mas se vc mostrar o nome [Hongqiao] a um motorista de taxi, ele acha para vc. Aberto diariamente, das 8:30 às 19:00. Por lá dizem que nem todos os comerciantes aceitam cartão, portanto, leve algum din-din por via das dúvidas.

MERCADO DA SEDA (Xiushui) - o Mercado da Seda de Beijing é tão famoso quanto a própria Muralha da China! O motivo de sua fama são exatamente os sete andares recheados, não só com seda, mas também com jóias, sapatos, souvenirs, eletrônicos e muito mais. Aqui os vendedores falam mais o inglês, e até mesmo outras línguas, daí outro motivo para a sua fama entre os turistas. Se vc não tem tempo para muitas incursões de compras, dizem que este é 'O' lugar onde vc tem que ir! Dá para ir de metrô pela linha 1. Basta descer na estação Yonganli.

Agora... aviso aos navegantes: nestes mercados os vendedores começam seus preços de barganha de 2 a 20 vezes acima do preço que eles realmente estão dispostos a aceitar. Portanto, não importa onde vc vá... PECHINCHE!!  PECHINCHE!! PECHINCHE!!

A gente se vê no último post da série compras: SHOPPING MALLS. Inté!

Fontes:

Um comentário:

Sales disse...

Sora,
E eu pensando que iria fazer um negócio da China nesses mercados... Na verdade teremos que ser super negociantes pechinchadores das arábias! Para ver se conseguimos algo!
Att.: Sales