16 de mar. de 2011

TEMPLO SHAOLIN E CAVERNAS LONGMEN

Depois do seminário em Chenjiagou nosso grupo se divide... uma parte volta para casa e outros continuam na estrada.

Quem continuar seguirá agora em direção a Huashan, onde nos hospedaremos, para próximo dalí, em Luoguantai participarmos do curso de Meditação Taoista com o Mestre Jan Silberstorff,  no mais importante mosteiro do Taoísmo, onde Lao Tsé escreveu o Tao Te King.

Mas até chegarmos à estação de trem em Zhengzou, no caminho aproveitaremos para visitar ao Templo Shaolin e às Cavernas Longmen, tudo nas redondezas de Luoyang e Dengfeng.

Foto © Easytourchina
O Templo Shaolin foi fundado no século V por Bodhidarma [também conhecido como Batuo], um monje indiano que se refugiou por lá no ano de 527. Bodhidarma, então, desenvolveu um sistema de exercícios que evoluiu para o que hoje chamaríamos de Shaolin Quan, ou Shaolin Kung Fu, o que é considerado por muitos a origen das artes marciais chinesas. Lá assitiremos a uma demonstração deste tradicional Kung Fu.

O Templo Shaolin e sua famosa Floresta de Pagodas foram incluídos na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO, como parte dos "Históricos Monumentos de Dengfeng".

Foto © Easytourchina
As Grutas ou Cavernas Longmen são a maior e mais impressionante amostra de arte das Dinastias Wei e Tang (316-907). Estas obras, totalmente dedicadas ao budismo, representam o ponto alto da arte chinesa de escultura em pedra.

Foto © Easytourchina
A faces das enconstas onde se encontram as Cavernas Longmen ladeiam as duas margens do Rio Yishui, em um trecho de aproximadamente 1 km, que combina importância estratégica e grande beleza natural. Estas encostas, compostas basicamente de calcário, foram facilmente esculpidas para produzir as Cavernas Longmen.

No total, são 2.345 grutas dos dois lados do rio. Elas abrigam mais de 100 mil estátuas budistas, cerca de 2.500 estelas e inscrições, e mais de 60 pagodas budistas.

Juntamente com as Grutas de Mogao e as Grutas Yungang, as Cavernas Longmen são um dos três mais famosos sítios esculturais da China antiga, e estão na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Passeio imperdível e de deixar qualquer um mudo, em contemplação.

FONTES:
Eye Witness Travel Guide - China [DK, 2010]
.

Um comentário:

☯ Escola de Kung Fu Bak Siulam disse...

Muito boa essa matéria, realmente o templo shaolin além de guardar uma história muito rica, também é de uma beleza celestial!